logo

Distribuidora Charrua possui controle de qualidade com laboratório próprio para monitorar combustível

A companhia, que comercializa 50 milhões de litros de combustíveis por mês em mais de 350 unidades no RS e SC, conta também com três unidades móveis e profissionais na área de química para avaliar qualidade dos produtos

Motoristas sabem o quanto a qualidade do combustível faz diferença para o desempenho do veículo e para redução de emissões no meio ambiente. Na Distribuidora Charrua, que tem mais de 350 postos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, um laboratório próprio localizado em Lajeado (RS) analisa os parâmetros desses produtos. E há também três unidades móveis de Controle de Qualidade, para visitas aos revendedores e análise in loco dos produtos comercializados feitas por químicos graduados. A empresa comercializa, em média, 50 milhões de litros de combustível por mês. 

Segundo o analista de Controle de Qualidade da distribuidora gaúcha, uma das nove empresas do grupo Argenta, o químico industrial William Portella, esse trabalho ocorre desde a chegada do produto às bases de distribuição até a venda ao consumidor final, nos postos. As unidades móveis percorrem os pontos de varejo, independente da distância e dos volumes comercializados, para verificar se o produto atende as especificações técnicas estipuladas pela ANP (Agência Nacional de Petróleo), o órgão regulador do setor.

“A ANP não exige que sejam feitas visitas de controle de qualidade pelas distribuidoras. Porém, a Charrua vê essa prática como essencial para garantir que os produtos vendidos estejam sempre em perfeitas condições e dentro dos padrões exigidos pela ANP”, diz o diretor-executivo, Dag Cremer.

Nas visitas realizadas pelas unidades móveis, sem aviso prévio, as amostras para análise são coletadas no fundo do tanque do posto revendedor, já verificando, assim, se há problema de infiltração ou contaminação que possa comprometer a qualidade dos combustíveis.

No momento em que o combustível chega à base de distribuição, o produto é armazenado em tanques, dos quais é coletada uma amostra para testes de verificação da qualidade conforme as especificações da ANP. Além disso, ao longo do dia, são feitas coletas de amostras dos carregamentos que estão sendo encaminhados aos revendedores. 

A Distribuidora Charrua está há 26 anos no mercado sul-brasileiro — nasceu em 1997 — conta com sete bases de distribuição, em Lajeado, Esteio, Rio Grande e Coronel Barros, no Rio Grande do Sul, e Xaxim, Itajaí e Lages, em Santa Catarina, e com mais de 3 mil funcionários diretos e indiretos. Como parte de seu projeto de expansão, busca alcançar a marca de 500 postos bandeirados até o final de 2025.

Últimas notícias

Charrua alcança 10 bases
Noticia 2

A Charrua alcançou 10 bases de distribuição estrategicamente localizadas em todos os estados da região Sul! As bases estão localizadas...

Reunião-almoço Sulpetro em Sarandi
Noticia 1

No dia 22 de outubro de 2024, a Charrua participou da reunião-almoço da Sulpetro em Sarandi/RS. Foi um momento de...

Charrua chega ao Paraná
Noticia 3

No mês de outubro de 2024 a Charrua inaugurou sua nova base de distribuição em Araucária, no Paraná. Com essa...

Carregando